Síntese de Evidências para Políticas de Saúde

Implemetação da opção 3

Opção 3 – Estimular o uso do jornalismo e outras formas de comunicação para aperfeiçoar a disseminação do conhecimento científico

Pacientes/ indivíduos/ tomadores de decisão

  • Estratégias de tradução do conhecimento por meio do jornalismo e outras formas de comunicação apresentam enorme potencial para influenciar a percepção de usuários do sistema de saúde e tomadores de decisão. Atualmente, a diversidade de meios de comunicação ampliou a capacidade de transmitir informação de forma rápida e precisa.

Trabalhadores de saúde

  • A ampliação do alcance do jornalismo pode ser alcançada através de publicações elaboradas pelos conselhos de classe dos trabalhadores de saúde, focando, especialmente, revisões sistemáticas, metanálises e sínteses de evidências.

Organização de serviços de saúde

  • A estruturação de sistemas públicos de comunicação e jornalismo deve buscar disseminar o conhecimento científico de forma atrativa, apresentando informações relevantes tanto para o grande público, quanto para os tomadores de decisões. Para isso, profissionais de comunicação devem ser capacitados para interpretar e disseminar o conhecimento científico. As estratégias de comunicação da organização devem trabalhar em sintonia com os demais canais de comunicação já existentes, como mídias de comunicação em massa e estratégias de comunicação científica produzidas por centros de pesquisa.

Sistemas de saúde

  • A estrutura do sistema de saúde brasileiro poderá se beneficiar com a disseminação de conhecimento científico através de canais de comunicação bem estruturados e capacitados para disseminar evidências científicas em linguagem acessível para grandes públicos. O acesso à informação permitirá que o sistema funcione de forma mais eficiente e que seus princípios sejam otimizados, aumentando a universalidade e diminuindo as desigualdades regionais.