Síntese de Evidências para Políticas de Saúde

Análise das evidências encontradas

As tabelas a seguir fornecem informações detalhadas sobre as revisões sistemáticas e estudos identificados para cada opção. Cada linha da tabela corresponde a uma revisão sistemática ou estudo em particular.

O foco da análise ou estudo é descrito na segunda coluna. As principais conclusões da análise ou estudo que se relacionam com a opção estão listadas na terceira coluna.As colunas restantes referem-se apenas às revisões sistemáticas. A quarta coluna apresenta uma avaliação da qualidade global da revisão.

A qualidade de cada exame foi avaliada utilizando o instrumento AMSTAR (uma ferramenta para avaliar revisões), que avalia a qualidade global em uma escala de 0 a 11, onde 11 representa uma revisão da mais alta qualidade. Sempre que o denominador não é 11, um aspecto da ferramenta não foi considerado relevante. É importante notar que a ferramenta AMSTAR foi desenvolvida para avaliar opiniões focada em intervenções clínicas e não os aspectos analisados nessa síntese de evidências, como arranjos de governança no âmbito dos sistemas de saúde. Portanto, notas baixas não refletem, necessariamente, uma revisão de má qualidade.

As próximas três colunas contêm informações sobre a utilidade da análise em termos de promover nosso entendimento da aplicabilidade local, eqüidade e aplicabilidade questão. A quinta coluna observa a proporção dos estudos incluídos na revisão que tratam explicitamente de um dos grupos prioritários, enquanto a sexta coluna aponta a percentagem de estudos que foram realizados no Nordeste, Brasil ou em termos mais gerais. A segunda coluna indica a aplicabilidade da última revisão da questão em termos de se é ou não dirigida à mortalidade perinatal. A coluna registra último ano da literatura pesquisada como parte da revisão.

Tabela 1

Revisões sistemáticas relevantes para a opção 1 – Protocolo clínico para o manejo de acompanhamento pré-natal.

Tabela 2

Revisões sistemáticas relevantes para a opção 2 – Intervalo de tempo entre gestações.

Tabela 3

Revisões sistemáticas relevantes para a opção 3 – Presença de acompanhante para suporte à gestante durante o parto.

Tabela 4

Revisões sistemáticas relevantes para a opção 4 – Uso de corticosteróides para prevenir desconforto respiratório em prematuros.

Anterior

Próximo