Síntese de Evidências para Políticas de Saúde

Sobre a síntese de evidências

Essa síntese de evidências atende a um chamado da iniciativa EVIPNet – Evidence-Informed Policy Network e foi construída seguindo a metodologia SUPPORT para elaboração de políticas de saúde baseadas por evidências científicas.

A partir de uma Oficina sobre a metodologia SUPPORT realizada em Brasília e promovida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/MS) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, se constituiu um grupo de trabalho composto de representantes de instituições do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil e outros representantes especialistas na temática Mortalidade Infantil.

Sobre EVIPNet

A EVIPNet – Evidence-Informed Policy Network – visa fomentar a uso apropriado de evidência científica no desenvolvimento de políticas em saúde. Essa iniciativa promove o uso sistemático de evidências de pesquisa na formulação de políticas e programas de saúde através do intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes do controle social. A EVIPNet promove ainda o uso compartilhado do conhecimento científico e sua aplicação, em formato e linguagem adequados aos gestores de saúde, seja na prática clínica, gestão dos serviços e sistemas de saúde, formulação de políticas públicas e cooperação técnica entre os países participantes.

No Brasil, a coordenação da Rede é exercida pela Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento, vinculada ao Decit/MS, com a colaboração das instituições que compõem o Conselho Consultivo EVIPNet Brasil (Portaria nº 2.363 de 7 de outubro de 2009):

Ministério da Saúde
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS)
Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco)
Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde (CNS)
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)

Autores

Jorge Otávio Maia Barreto, Especialista em Gestão da Saúde, Secretário Municipal de Saúde de Piripiri, Secretário Extraordinário de Ciência e Tecnologia do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), membro do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil
Carmen Verônica Mendes Abdala, Mestre em Ciência da Informação, Gerente de Serviços Cooperativos de Informação do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), membro do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil
Alfredo Schechtman, Mestre em Medicina Social, Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
Edgardo Abalos, MD, Centro Rosarino de Estudios Perinatales (CREP), WHO Collaborative Centre for Research in Maternal and Child Health
Nathan Mendes Souza, MD, MMedEd, Doutorando em Metodologia de Pesquisa em Saúde, Departamento de Epidemiologia Clínica e Bioestatística, Universidade de McMaster, Canadá

Financiamento

Esta síntese de evidências foi financiada pelo Ministério da Saúde do Brasil, mediante recursos do programa EVIPNet Brasil, em colaboração com a OPAS/OMS. Os pontos de vista expressos neste documento são os dos autores e podem não representar pontos de vista das instituições supracitadas.

Conflito de interesses

Os autores declaram não possuir nenhum conflito de interesse. Os financiadores não interferiram no desenho, elaboração e divulgação dos resultados desta síntese.

Revisão do mérito desta síntese de evidências

Esta síntese de evidências foi analisada por investigadores, gestores e partes interessadas externas na busca de rigor científico e relevância para o sistema de saúde.

Agradecimentos

Aos participantes da Oficina para elaboração de sínteses de evidências promovida pelo Ministério da Saúde e OPAS/OMS, em Brasília (2009), pela contribuição dada na discussão inicial de definição do problema e possíveis opções de enfrentamento.

Ao Decit/MS pela adesão á Iniciativa EVIPNet, e à Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento do Decit/MS pela coordenação do Projeto EVIPNet Brasil.

Citação

Barreto JOM, Abdala CVM, Schechtman A, Abalos E., Souza NM. Síntese de evidências para subsidiar ações contra a mortalidade perinatal (fetal e neonatal precoce) no Brasil. Brasília: EVIPNet Brasil, 2010.

Nota: Esta é uma versão preliminar da síntese de evidências sobre redução da mortalidade perinatal, sob revisão.

anterior

próximo